A Formação do Psicanalista

 

A formação psicanalítica constitui um sistema educativo sui generis. Preocupação dos analistas desde os tempos de Freud, focalizada e estudada extensamente pelos psicanalistas da Associação Psicanalítica Internacional, tem sido motivo de atenção e trabalhos em nossos congressos, jornadas e discussões científicas.

Sociedades e institutos de psicanálise se completam em tarefas com objetivos diversos, visando em última análise o desenvolvimento da psicanálise.

A Sociedade congrega seus membros e se aplica em finalidades científicas visando o crescimento da psicanálise e também sua inserção social e cultural.

A formação psicanalítica se exerce através de três linhas básicas: a análise pessoal, os seminários clínicos e teóricos e as supervisões.

A análise pessoal constitui a base fundamental da formação. Não se ensina a ser psicanalista, mas trata-se de experiência essencial para o vir-a-ser psicanalista.

 

O que visamos é uma introjeção da função analítica.

 

A análise didática não é diferente de uma análise comum na medida em que constitui uma experiência emocional peculiar vivida pela dupla analista – analisando, por um período longo de tempo, com alta freqüência de sessões, com um analista preparado e qualificado pela instituição.

Nos seminários clínicos ocorre uma primeira discussão aberta sobre o acontecer da clínica; trata-se de uma exposição pessoal, carregada de emoções e de momentos preciosos no progressivo crescimento teórico-clínico de nossos membros filiados.

Nossos seminários teóricos incluem todo o elenco de autores que constituem a história psicanalítica da AMAP e do recorte que se sedimentou como nossa marca; em primeiro lugar, privilegiamos uma leitura atenta da obra de Freud; e temos em nosso passado, vivência de intercâmbios e experiências com autores da escola inglesa; com Klein, neo-kleinianos e Bion.

 

Além disso, nossa grade curricular inclui uma centena de seminários eletivos nos quais o corpo discente e os membros filiados oferecem e escolhem temas e autores de seu interesse.

As supervisões constituem experiência de relação bipessoal também específica; o supervisor observa o material clínico em pauta, e também as ansiedades, contra-transferências, e ainda a criatividade e as singularidades do supervisionado.

Esta exposição sobre AMAP e a formação que almejamos visa apresentar um esboço de nosso funcionamento e uma primeira ideia sobre a formação psicanalítica que a AMAP oferece.

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Para sua credencial definitiva, comprove a conclusão da sua análise didática com a declaração do seu analista, toda a documentação solicitada, para obter sua credencial como psicanalista clínico definitivo.


CONTATOS:

Dra. Gisele Parreira - Psicanalista e didata: 
(31) 3226-7059 / 3424-2805 / 9206-3898

e-mails: giseleparreira@amapmg.com.br
                parreiragisele@yahoo.com.br


Dra. Lucia Helena Albuquerque:

(31) 3681-5659 / 8883-1484 / 8819-0020


e-mails: luciahelena@amapmg.com.br
                luciahelena_edu@hotmail.com

 



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