A formação psicanalítica constitui um sistema educativo sui generis. 
	Preocupação dos analistas desde os tempos de Freud, focalizada e estudada 
	extensamente pelos psicanalistas da Associação Psicanalítica Internacional, 
	tem sido motivo de atenção e trabalhos em nossos congressos, jornadas e 
	discussões científicas.
	
	Sociedades e institutos de psicanálise se completam em tarefas com objetivos 
	diversos, visando em última análise o desenvolvimento da psicanálise.
	
	A Sociedade congrega seus membros e se aplica em finalidades científicas 
	visando o crescimento da psicanálise e também sua inserção social e 
	cultural.
	
	A formação psicanalítica se exerce através de três linhas básicas: a análise 
	pessoal, os seminários clínicos e teóricos e as supervisões.
	
	A análise pessoal constitui a base fundamental da formação. Não se ensina a 
	ser psicanalista, mas trata-se de experiência essencial para o vir-a-ser 
	psicanalista. 
	
	 
	
	O que visamos é uma introjeção da função analítica. 
	
	 
	
	A análise 
	didática não é diferente de uma análise comum na medida em que constitui uma 
	experiência emocional peculiar vivida pela dupla analista – analisando, por 
	um período longo de tempo, com alta freqüência de sessões, com um analista 
	preparado e qualificado pela instituição.
	
	Nos seminários clínicos ocorre uma primeira discussão aberta sobre o 
	acontecer da clínica; trata-se de uma exposição pessoal, carregada de 
	emoções e de momentos preciosos no progressivo crescimento teórico-clínico 
	de nossos membros filiados.
	
	Nossos seminários teóricos incluem todo o elenco de autores que constituem a 
	história psicanalítica da AMAP e do recorte que se sedimentou como nossa 
	marca; em primeiro lugar, privilegiamos uma leitura atenta da obra de Freud; 
	e temos em nosso passado, vivência de intercâmbios e experiências com 
	autores da escola inglesa; com Klein, neo-kleinianos e Bion. 
	
	 
	
	Além disso, 
	nossa grade curricular inclui uma centena de seminários eletivos nos quais o 
	corpo discente e os membros filiados oferecem e escolhem temas e autores de 
	seu interesse.
	
	As supervisões constituem experiência de relação bipessoal também 
	específica; o supervisor observa o material clínico em pauta, e também as 
	ansiedades, contra-transferências, e ainda a criatividade e as 
	singularidades do supervisionado.
	
	Esta exposição sobre AMAP e a formação que almejamos visa apresentar um 
	esboço de nosso funcionamento e uma primeira ideia sobre a formação 
	psicanalítica que a AMAP oferece.
	
	Aproveitem para atualizar:
	
	
	Seu endereço cadastral, inclusive seu consultório, podemos incluir no 
	próximo informativo, mande sua foto.
	
	Renove sua carteira mantendo-se regular sua condição de sócio, quitando sua 
	anuidade.
	
	Encaminhe artigo que tenha escrito para publicação no informativo, contribua 
	e participe.
	
	Para sua credencial definitiva, comprove a conclusão da sua análise didática 
	com a declaração do seu analista, toda a documentação solicitada, para obter 
	sua credencial como psicanalista clínico definitivo.
	
	CONTATOS:
	
	
	Dra. Gisele Parreira - Psicanalista e didata: 
	
	(31) 3226-7059 / 3424-2805 / 9206-3898
	
	
	e-mails: giseleparreira@amapmg.com.br
	
	                parreiragisele@yahoo.com.br
	
	
	
	
	Dra. Lucia Helena Albuquerque:
	
	
	(31) 3681-5659 / 8883-1484 / 8819-0020
	
	
	
	e-mails: luciahelena@amapmg.com.br
	                luciahelena_edu@hotmail.com